Peça baseada no livro 'S.O.S. A Terra Pede Socorro' é um sucesso!


Release
O espetáculo é baseado no texto homônimo de Tiago de Melo Andrade. A adaptação privilegiou a ideia central do texto original, buscando a partir daí, criar novas situações e personagens que tornam a linguagem cênica ágil e surpreendente. 

De uma forma poética e divertida, a peça aponta a contribuição que cada um pode dar para a reversão da caótica situação em que se encontra o planeta Terra, situação essa que tende a piorar caso não aja uma conscientização global. 

Com uma linguagem atraente e totalmente inserida no contexto atual e vivenciada por nossas crianças e adolescentes, este espetáculo teatral funciona como um disparador de questões que clamam por respostas e soluções.

O espectador é convidado a seguir a personagem principal por um mundo mágico, onde a pureza e a alegria persistem... e vivendo neste lugar encantado, Luciana percebe a falta de sentido da vida que o ser humano escolheu para si: a violência e separatividade do mundo atual, a falta de amor e de cuidado com o planeta que o acolheu.

No intuito de tornar o recado "apetitoso", as situações se sucedem num ritmo dinâmico e envolvente, com a utilização de música ao vivo e recursos cênicos que deslumbram os olhos do espectador. A peça dialoga com um público heterogêneo e atinge todas as faixas etárias.

"Houve um grande aprendizado de todo grupo no processo de montagem, muitas descobertas pessoais e coletivas, um clima de alegria e vontade de acertar. Mais do que expressar uma ideia, buscou-se comunicá-la de forma clara e cativante. E com alegria imensa, sentimos que o público correspondeu de forma entusiasmada. Tanto crianças, quanto adultos se mostraram altamente tocadas pelo espetáculo. Saímos sempre de cada sessão revitalizados e felizes pela alta troca energética com a plateia."

"Trabalhar com Tiago é uma aspiração antiga. Desde que tomei conhecimento de seu trabalho, antes mesmo de conhecê-lo e saber que era uberabense, vi em seus textos uma visão de mundo e uma preocupação em conscientizar sobre os mais variados temas que me encantaram. Li 'A Caixa Preta', 'O Eco', 'A Batata Infalível', e na leitura já ia imaginando a transposição cênica de cada um, pois sua forma de narrar possibilita essa viagem... Finalmente, quando surgiu o convite do CODAU para montar um espetáculo que conscientizasse as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente, vislumbrei a chance de viabilizar essa parceria. Logo no primeiro encontro, ele se mostrou altamente disponível e disposto a colaborar. Sugeriu então o texto 'S.O.S. A Terra Pede Socorro'. O resultado do trabalho demonstra que sua intuição foi certeira." 

Cassia Magaly


Dramaturgia, Concepção Cênica e Direção Geral: Cassia Magaly

Atores: Andrea Souto, João Raphael, Luana Rodrigues, Lívia Queiroz, Neto Alves, Rodrigo Chagas.

Músicos: Eurípedes Belchior e Kátia Beatriz

Sonoplastia: Cassia Magaly

Iluminação: Nelson Flash


Figurino: Rugério Marcelli

Produção: Luana Rodrigues


Foi bem interessante, esse trabalho com a Cássia e a Luana. Foi uma experiência enriquecedora ver de perto esse diálogo entre literatura e teatro. É claro, foi preciso adaptar o texto para os recursos que possuíamos. Acompanhei alguns ensaios e vi o espetáculo tomando forma, os personagens crescendo, o cenário se compondo... 
É algo parecido com uma gestação. As ideias no começo são disformes e confusas, mas depois, com o tempo, vão ganhando pé e cabeça. A peça então vai surgindo agrupando elementos musicais, som, luz, movimento... 
Acredito que ao fim, alcançamos com a dedicação de todos, um bom resultado. Nos dias em que fui ao teatro, lotado com 1.000 crianças, fiquei muito contente com o encantamento delas com a peça... 
Então a mágica livro/teatro funcionou, que encantar crianças hoje não é tarefa muito fácil.

Comentários